top of page

Copa do Mundo de Xadrez - 2ª fase. Krikor empata com Mamedyarov e Fier empata com Vidit.

Confira o resumo da 2ª fase da Copa do Mundo de Xadrez! 2ª FASE - 1ª PARTIDA

Shakhriyar Mamedyarov (2782, AZE) ½-½ Krikor Mekhitarian (2554, BRA)

O GM brasileiro começou muito bem o match contra o #6 do mundo empatando de pretas!


Krikor jogou uma Defesa Ragozin e Mamedyarov tentou desequilibrar durante praticamente toda partida.


Krikor não teve muitos problemas para neutralizar as ações do lenhador e a partida acabou em um empate num final de Damas.


Alexandr Fier (2569, BRA) ½-½ Santosh G. Vidit (2726, IND)

O indiano jogou uma Defesa Petroff e encaixou uma preparação, jogando os lances praticamente ao toque até o lance 14...Bf5. Fier também não gastou muito tempo no relógio e certamente estava em sua preparação. Após 15. Tab1, Vidit pensou por mais de 1 hora e Fier acabou ficando com uma qualidade a mais na sequência, porém as pretas tinham um Peão a mais, que inclusive era passado e pôde garantir contrajogo a Vidit. Mesmo com algum material de vantagem não era possível vencer e a partida terminou empatada. A melhor partida dos sul-americanos Sandro Mareco (2629, ARG) 1-0 Jorge Cori (2652, PER) O argentino GM Sandro Mareco simplesmente destruiu a Caro Kann do jovem GM Jorge Cori na primeira partida do match! Na posição final, o Rei do peruano estava em f5... Ataque devastador!

Posição final Sandro Mareco-Jorge Cori

Um dia não tão bom para os sul-americanos


Os argentinos GM Alan Pichot e GM Feredico Perez Ponsa conseguiram empatar nesta rodada, porém todos os outros sul-americanos foram derrotados. Feminino No feminino, a última sul-americana na competição é a peruana WGM Deysi Cori (2388, PER) que acabou derrotada pela ex-campeã mundial Alexandra Kosteniuk (2472, RUS).


Confira os resultados abaixo.

Confira as primeiras partidas dos matches da 2ª fase.

2ª FASE - 2ª PARTIDA


Krikor Mekhitarian (2554, BRA) ½-½ Shakhriyar Mamedyarov (2782, AZE)

Na segunda partida do match o GM Krikor escolheu uma Ruy Lopez. Mamedyarov é um dos grandes especialistas da Variante Aberta (5...Cxe4), porém desta vez escolheu jogar com b5 e Bb7, que são os caminhos mais convencionais. O brasileiro estava dentro da preparação e então Mamedyarov ofereceu um criativo sacrifício de Peão (9...Cd4) para jogar por iniciativa, mas Krikor não aceitou e manteve a posição sob controle e novamente o lenhador faz outro sacrifício com 10...d5! Mesmo com as complicações colocadas no tabuleiro, Krikor conseguiu neutralizar bem as ações e a posição logo "secou", depois de algumas trocas a partida desembocou em um final extremamente empatado.


Com o resultado o brasileiro vai tentar a classificação no desempate de partidas rápidas.


Santosh G. Vidit (2726, IND) ½-½ Alexandr Fier (2569, BRA)

Nesta partida o indiano jogou uma Catalã e Fier nitidamente estava bem preparado, jogando todos os lances rapidamente até o lance 24.


A partida teve algumas complicações, mas nada que desse vantagem a um dos jogadores. Rapidamente a posição "secou" também e caiu em um final de Torre empatado.


Com o bom resultado de pretas, Fier também vai para o desempate de partidas rápidas.


SULAMERICANOS

O peruano GM Jorge Cori conseguiu reverter o placar negativo da primeira partida e venceu o GM Sandro Mareco. Agora o match vai para o desempate das partidas rápidas.

O argentino GM Alan Pichot fez uma partida esplendida e encaixou uma boa preparação e para enfrentar a Siciliana do croata GM Ivan Saric usou todas as armas que nós gostamos: roque grande, sacrifício de peça para abrir o Rei e uma partida extremamente aguda! Com a vitória Pichot passou para a 3ª fase!

Pichot-Saric Posição após 18.Cf5!?

Os demais sul-americanos foram eliminados da competição. Confira os resultados da rodada.

Confira as partidas a seguir:

Parabéns GM Alan Pichot que já avança para a 3ª fase! Ficamos aqui na torcida para os desempates do GM Krikor, GM Fier e também o duelo entre GM Sandro Mareco e GM Jorge Cori!