Carlsen atropela Bacrot e Karjakin faz match dramático com Shankland

Magnus Carlsen destrói Bacrot para avançar à Semifinal da Copa do Mundo. Duda e Fedoseev avançam enquanto Karjakin faz match dramático contra Shankland.


As Quartas de Final foram extremamente animadas e os matches foram bem interessantes, com partidas espetaculares para o delírio do público! Vejamos os destaques e o resumo da rodada.

Carlsen (2847) 2-0 Bacrot (2678)

O campeão mundial Magnus Carlsen foi impiedoso no match contra Bacrot, mostrando sua superioridade.


Na primeira partida, Magnus fez uma obra prima! Um sacrifício posicional de Dama por um ataque, que deixou o francês em um campo de batalha sem muitas esperanças, um ataque brutal!

Bacrot - Carlsen

World Cup 2021


Após 29...Txe4! 30.Txd5 Txe1+ 31.Rf2 Tfe8 (com uma séria ameaça de T8e2) 32.Te5 Bxe5 33.Rxe1 Bxc3+ e Carlsen seguiu com uma forte iniciativa, que finalizou com sua primeira vitória no match.


Na segunda partida, Magnus novamente mostrou sua força e não hesitou em entrar nas complicações. Bacrot tentou sacrificar uma qualidade por Cavalo e Peão, mas Magnus conduziu muito bem a sua segunda vitória. Será que alguém conseguirá parar a máquina?


Karjakin (2757) 4-2 Shankland (2709)

Shankland vem mostrando uma grande evolução conforme relatamos na matéria anterior e seus trabalhos junto ao treinador e autor Jacob Aagaard vem lhe trazendo muitos frutos neste ano de 2021. Na primeira partida, Shankland venceu Karjakin exatamente na especialidade do russo: no final! Sim, o americano conduziu uma partida exemplar com uma transição para um final um pouco melhor e deu uma aula.


Na segunda partida o russo jogou um Ataque Índio do Rei, algo pouco frequente entre os jogadores de elite. Mas, a surpreendente escolha rendeu uma excelente partida de ataque, lembrando os ferozes ataques de Fischer e Kasparov nesta abertura, com direito a sacrifício de Torre e tudo o que tem direito.

Karjakin - Shankland World Cup 2021


Karjakin demorou 2min 50seg para executar este sacrifício, será que ele está afiado no cálculo?

O arremate seguiu com 27.Txg7+! Rxg7 28.Cg4 e a ameaça de Dh6 é algo devastador! Seguiu 28...f5 29.exf6+ Dxf6 30.Cxf6 axb2 31.Dg5+ Rf7 32.h6! Cg6 e para finalizar 33.Ch4! bxa1=D 34.Dxg6+ Re7 35.Dg7+ Rd6 36.Dd7#

OBS: respeito máximo ao GM americano, que jogou até o xeque-mate em uma bela demonstração esportiva reconhecendo o forte ataque de Karjakin.


O match foi para o desempate de partidas rápidas de 25'+10" e Shankland começou de brancas. Não é que o americano jogou novamente uma excelente partida, muito técnica e venceu novamente Karjakin em um final! Desta vez foi Bispo contra Cavalo.

Shankland - Karjakin

World Cup 2021

Excelente 39.Bxc6! e as pretas não podem aceitar o sacrifício, pois o Cavalo não é capaz de deter os dois Peões passados de d6 e a4! Na sequência, o americano conseguiu converter o ponto, ficando novamente na frente no match e precisando de um empate para avançar.


Na segunda partida, mesmo precisando de um empate o americano jogou uma Siciliana, algo realmente inesperado e infelizmente trágico. Em uma partida extremamente aguda, Karjakin foi atrás do ponto e Shankland errou ao capturar um "Peão de Torre", deixando um Bispo preso no canto do tabuleiro.

Karjakin - Shankland World Cup 2021


Tragicômico, lembrando outra luta entre EUA-URSS, alguém se lembra? Por um momento os espectadores puderam se lembrar do mesmo erro realizado por Bobby Fischer contra Spassky na primeira partida do match do Campeonato Mundial de 1972. Karjakin não teve muitos problemas para vencer e igualar novamente o match.


Após 13.Bd2 0-0 14.Cd5 Cxd5 15.Bxa5 Bxd4 16.Txd4 Ce3 17.Rd2 Cxf1+ 18.Txf1 Tfc8 19.b3, o Bispo de Shankland não consegue voltar ao jogo.


Nas partidas de 10'+10", Karjakin começou de brancas e eles repetiram novamente uma Siciliana. Shankland foi novamente vencido de forma convincente, com uma bela condução de Karjakin! Na segunda partida, o russo jogou sem muitos riscos e segurou bem o jogo, esperando o americano se expor. Foi exatamente isso que aconteceu, em certo momento Shankland foi obrigado a forçar os acontecimentos e Karjakin levou a partida para um final mais fácil de jogar, e a vitória aconteceu em um final de Damas.


Este match com certeza teve um sabor amargo para Shankland, que precisava somente de um empate em certo momento e por tomar muitos riscos acabou com 3 derrotas seguidas e eliminado da competição.


Duda (2738) 1,5-0,5 Vidit (2726)

Vidit começou de brancas e empregou a sua já conhecida Catalã. Duda jogou sem muitos riscos e a partida terminou em um empate no lance 33.


A segunda partida foi uma bagunça generalizada, no bom sentido, e em uma partida extremamente complexa e cheia de golpes táticos dos dois lados, Vidit ficou em uma posição com vários Peões em troca de seu Cavalo. Desta vez Duda não lhe deu nenhuma chance e venceu, eliminando o indiano ainda nas partidas clássicas.


Fedoseev (2696) 1,5-0,5 Tabatabaei (2613)

O iraniano Tabatabaei iniciou de brancas e a partida estava tomando um rumo bem interessante, ambos os jogadores fizeram roque longo e aparentemente a partida seria bem longa com luta para os dois lados, mas estranhamente um empate foi acordado no lance 32, com muitas peças ainda no tabuleiro.


A segunda partida seguia rumo a um empate também, em um longo final com mais de 70 lances. Os Bispos de cores opostas no tabuleiro sempre sugerem que a partida tem uma tendência de empate, mas com a presença das Torres a avaliação muda totalmente! Foi exatamente isso o que aconteceu, o russo Fedoseev soube dominar a posição criando ameaças práticas e num pequeno deslize arrematou taticamente!

Fedoseev - Tabatabaei

World Cup 2021


Após 77...Txg3? o russo arrematou com 78.Be5+ Rc6 79.Ta6+ e o iraniano abandonou, por conta de 79...Rd7 80.Txe6 Rxe6 81.f5+.

Fedoseev venceu a partida e o match nas partidas clássicas.


Confira abaixo as partidas selecionadas da rodada.

Com estes resultados a Semifinal já está formada, confira:


Carlsen - Duda

Fedoseev - Karjakin


Uma curiosidade é que a Copa do Mundo é parte do ciclo do Campeonato Mundial de xadrez e dá duas vagas diretas para o Torneio de Candidatos. Magnus Carlsen não está concorrendo, portanto as duas vagas agora estão sendo disputadas entre Duda, Fedoseev e Karjakin.


O feminino chega à grande final com Goryachkina-Kosteniuk brigando pelo título e Tan Zhongyi-Anna Muzichuk na disputa de 3º/4º lugar.


Sábado é dia livre e a competição retorna no domingo dia 1/AGO.