Carlsen, Lagrave e Grischuk avançam para as Oitavas de Final da Copa do Mundo.

A Copa do Mundo de Xadrez começa a entrar em um momento mais decisivo com apenas 32 jogadores e proporcionou confrontos duríssimos entre adversários com a faixa de rating bem próximas.


Confira o resumo e destaques da 4ª fase (1/16).

Carlsen (2847) 2,5-1,5 Wojtaszek (2691)

Este foi um dos matches mais empolgantes. Na primeira partida, o polonês jogou um interessante sacrifício 23.Cxf5! com uma posição muito boa de compensação de Cavalo por dois Peões e iniciativa.

Wojtaszek - Carlsen World Cup 2021

Mas o Campeão do Mundo mostrou que não é mestre somente nas posições técnicas e após 23...exf5 24. Bxf5, Magnus jogou 24...Bxh4! sacrificando uma peça de volta para deixar o Rei das brancas exposto. À partir daí, a partida foi extremamente confusa, Magnus sacrificou mais uma peça, na sequência Wojtaszek foi obrigado a sacrificar a Dama para não levar mate e no meio de tanta confusão a partida terminou em empate. Vale a pena ver e analisar esta partida!


A segunda partida foi uma Siciliana e Magnus jogou com pressão! Houve uma tentativa de ataque, mas Wojtaszek encontrou um xeque perpétuo e a partida terminou em outro empate.


A primeira partida do desempate de rápidas terminou em empate e a segunda teve uma vitória extremamente técnica por parte do Campeão do Mundo! O meio jogo lembrou a clássica partida Botvinnik-Alekhine (AVRO, 1938) em que os dois jogadores jogaram com Peão Dama Isolado, porém na partida Carlsen tinha um Bispo ao invés de Cavalo.

Carlsen - Wojtaszek World Cup 2021

Certamente o norueguês se lembrou desta partida clássica e assim como Botvinnik, conseguiu explorar as fraquezas na posição das pretas, porém em um final de Damas. A vitória levou Magnus Carlsen para as Oitavas de Final.


Esipenko (2716) 3,5-2,5 Dubov (2714)

O duelo da nova geração de russos prometia muitas emoções. Dubov é conhecido pela sua criatividade e seus gambitos, que lhe proporcionou partidas geniais nos últimos anos, inclusive sendo Campeão Mundial de Xadrez Rápido em 2018. Esipenko chegou ao clube dos 2700 recentemente e tem apenas 19 anos, mas teve uma carreira meteórica. Quem não se lembra do arremate que ele deu no Karjakin no Mundial de Xadrez Rápido 2017? (click aqui ). Na época ele ainda era MF.


Enfim, este confronto prometia ser muito disputado. Ocorreram dois empates nas partidas clássicas e outros dois empates nas duas primeiras partidas rápidas, levando o match então para o desempate de partidas de 10 minutos. A vitória enfim aconteceu na 5ª partida. Esipenko, de brancas, jogou uma Italiana e as investidas criativas de Dubov aparentemente não deram certo. A tentativa de complicar a posição acabou beneficiando as brancas e Esipenko jogou muito firme, combinando um excelente jogo posicional com jogo tático, com uma grande vitória! Na 6ª partida Dubov novamente tentou desequilibrar e em certo momento conseguiu jogar uma posição de Cavalo e Bispo contra Torre, mas a técnica de Esipenko foi excelente e não deu chance alguma de vitória a Dubov. Com este empate, Esipenko seguiu então para as Oitavas de Final.


Grischuk (2778) 2,5-1,5 Korobov (2683)

Um match extremamente interessante. Nas clássicas ocorreram dois empates sem muitos riscos e a vitória veio na primeira partida do desempate, com uma bela atuação de Grischuk. A partida se desenvolveu em uma Ruy Lopez e o russo encontrou uma belíssima combinação no meio jogo!

Grischuk - Korobov

World Cup 2021


Na posição acima foi jogado 22.Bxf6! Bxf6 23.e5 Be7 24.exd6 Bd8 25.Te7!! Bxe7 26.dxe7 e as brancas seguiram com vantagem decisiva. Depois de recuperar o material, Grischuk seguiu com dois Cavalos pela Torre e conseguiu um excelente arremate!


Com o empate na partida seguinte, Korobov não conseguiu reverter o resultado do match e foi eliminado.