Carlsen se classifica no tiebreak blitz e Shankland dá uma aula de cálculo! Veja como foi a rodada
A Copa do Mundo de Xadrez chega às Oitavas de Final. A disputa vai ficando cada vez mais acirrada e os empates vão aparecendo cada vez mais nos tabuleiros, afinal, quem vai se arriscar nesta reta final com os 16 jogadores que sobreviveram entre os 206 que iniciaram a competição?
Estamos em um grupo seleto e ninguém vai entregar os pontos com facilidade, mas não pense que os vários empates significam "falta de combatividade", pelo contrário, mesmo em posições perdidas ou inferiores os jogadores lutam até o último segundo! Vamos aos destaques e resumo dos matches

Carlsen (2847) 5–3 Esipenko (2716)
O destaque das Oitavas de Final foi o embate entre o atual campeão mundial Magnus Carlsen e o jovem Andrey Esipenko. Os comentaristas, e claro, muita gente na internet, chamavam a atenção por "Esipenko ter um score 100% contra o atual campeão mundial". Sim, isso era verdade, mas vamos esclarecer melhor os fatos. Esipenko é um jovem russo que recentemente chegou aos 2700 de rating e começou a aparecer no torneios badalados da elite. Em sua recente aparição no Tata Steel Masters, fez uma excelente campanha e ficou em 3º lugar, apenas meio ponto atrás do campeão Giri e Van Foreest, e à frente de Caruana, Carlsen e companhia. Neste torneio, Esipenko enfrentou Carlsen pela primeira vez e venceu uma excelente partida, mostrando uma combatividade incrível (veja a partida AQUI ). Mas, este foi o único confronto dos dois nas clássicas, então ainda acontecerão muitas disputas entre os dois.
Enfim, este match prometia ser realmente emocionante e assim aconteceu!
Magnus jogou sem nenhum risco durante as partidas clássicas, que terminaram empatadas rapidamente por repetição nos lances 24 e 36.
Nas rápidas de 25' + 10", Carlsen iniciou de brancas e rapidamente levou a partida para caminhos menos teóricos, colocando o jovem para resolver problemas logo cedo. Mas Esipenko jogou bem firme e não teve dificuldades para sacrificar um Peão e jogar por compensação com seu par de Bispos, mostrando o perfeito equilíbrio entre "material x atividade" e a primeira partida terminou empatada. Na segunda partida jogaram novamente uma Italiana e Carlsen tentou pressionar, bem ao seu estilo, buscando pequenas vantagens próximo ao final. E nesta sim o campeão do mundial tentou até o lance 85, mas o russo segurou o empate sem muitas dificuldades.
Depois de 4 empates, o match foi então para as rápidas de 10' + 10" e provavelmente a estratégia de Carlsen era realmente levar para os ritmos mais rápidos. Logo na primeira partida, Carlsen jogou de brancas e tentou jogar uma posição com algum desequilíbrio, e desta vez Esipenko avaliou mal uma troca de peças e caiu em uma posição inferior.

Carlsen - Esipenko
World Cup 2021
Após 18... Ce4?!, provavelmente o russo deve ter analisado algo como 19.Bxe4 dxe4 20.Dxe4 Bxe5 21.Dxe5 Bxc6, que daria um jogo equilibrado, mas com chances para os dois lados por conta dos Bispos de cores opostas no meio jogo. Porém, Magnus jogou a melhor sequência 19.Bxe4 dxe4 20.Cd7 e a tentativa de 20...f5 para dinamizar a posição com o par de Bispos não funcionou bem por conta de 21.Cxf8 Dxf8 22.Bf4 e o russo precisou trocar um de seus Bispos. Com algumas trocas, Magnus já conseguiu eliminar qualquer tentativa das Pretas e aconteceu então a primeira vitória!
Na segunda partida rápida, Esipenko repetiu a Italiana, só que desta vez jogando de forma mais ambiciosa e incrivelmente conseguiu colocar pressão em Magnus, ganhou um Peão, levou para um final e demonstrou excelente técnica! Esipenko venceu e voltou para a disputa, deixando o placar igualado novamente em 3-3.
Mas aconteceu uma curiosidade na partida, uma "cegueira coletiva". Magnus fez a famosa capivarada e Esipenko simplesmente devolveu a gentileza e NÃO aceitou o presente... Veja o diagrama abaixo.

Esipenko - Carlsen
World Cup 2021
Magnus acabou de jogar 36...Dxc3?? Como jogar de brancas? Spoiler: Esipenko jogou 37.Dxc3??
Sim, uma posição simples de tática que você já deve ter executado algumas dezenas de vezes em sites de exercícios: 37.Te8+! Txe8 38.Dxc3, ou então 37.Te8+! Rh7 38. Dxc3 Txc3 39. Txb8.
Em seguida o desempate seguiu para as partidas blitz de 5' + 3". Magnus mudou sua escolha de aberturas e foi para 1.e4! O norueguês conseguiu uma vantagem no meio jogo, levou para um final de Bispo de cores opostas e deu um show na condução deste final, mais uma vitória que colocou Magnus na frente do placar. De brancas, Esipenko não abandonou sua Italiana e a partida seguiu bem segura para ambos. Em certo momento o russo precisou se arriscar um pouco mais, pois o empate selaria sua eliminação. Foi então que Magnus fez um interessante sacrifício de Peão para abrir a Coluna H, que poderia gerar muitos problemas a Esipenko, e realmente gerou! O russo teve que se expor demais e como se diz popularmente "a casa caiu". Magnus capturou todos os Peões da Ala da Dama enquanto fazia ameaças simultâneas ao Rei de Esipenko, mostrando uma perfeita condução de como explorar o Rei vulnerável do adversário.
E assim terminou o match, 5-3 para Magnus que seguiu para as Quartas de Final.
Bacrot (2678) 4 – 2 Piorun (2608)
Aconteceram dois empates nas partidas clássicas. Na primeira partida do desempate de rápidas o polonês Piorun jogou de forma muito criativa e a partida foi tomando um rumo tão exótico que em certo momento os espectadores poderiam até desconfiar que a partida havia iniciado como um "Fischer Random".

Bacrot - Piorun
World Cup 2021
Brincadeiras a parte, Piorun conseguiu desenvolver um excelente ataque e venceu a primeira partida do desempate! Bacrot tinha então uma difícil missão de tentar voltar para a disputa, porém jogando de pretas. Novamente, uma abertura nada convencional e os dois foram para a "briga de rua". Meio jogo com par de Cavalos para Piorun contra par de Bispos de Bacrot, que jogou uma baita partida e conseguiu vencer, igualando assim o match.
Já nas rápidas de 10' + 10", Bacrot começou de pretas e deixou um pouco as esquisitices de lado e partiram para uma Siciliana, destas bem desequilibradas com os dois lados sacrificando material e buscando a iniciativa. Vale a pena ver a partida! O francês levou a melhor e conseguiu vencer, ficando na frente do desempate. Na partida seguinte, Piorun tentou forçar um pouco os acontecimentos e Bacrot gerenciou bem a partida, levando para um final de Torres melhor e acabou vencendo mais uma partida, finalizando em 4-2 o match.
Grischuk (2778) 1,5 – 2,5 Duda (2738)
Eles deram uma aula nas partidas clássicas! As duas partidas terminaram em empate, porém foram combates duros que poderia ter dado qualquer tipo de resultado, excelente demonstração dos top player do torneio.
No desempate rápido, Duda iniciou de brancas e jogou uma Ruy Lopez, apresentando uma ideia muito interessante de como enfrentar a variante Berlinesa sem entrar rapidamente nos finais. Uma partida em que conseguiu colocar pressão em cima de Grischuk e levou para um final ganho, demonstrando excelente técnica! Na segunda partida, Grischuk arriscou e tentou desequilibrar, porém Duda jogou mais seguro e conseguiu o empate, finalizando o match em 2,5-1,5.
Vidit (2726) 1,5 – 0,5 Durarbayli (2625)
A primeira partida foi extremamente confusa, com o jovem do Azerbaidjão deixando o Rei sem rocar enquanto tinha um Peão prestes promover. Vidit acabou tendo que entregar um Bispo por vários Peões e no meio de toda a confusão a partida terminou empatada em um final.
Na segunda partida clássica, Vidit jogou de pretas e a partida seguiu em uma Ruy Lopez. Esta partida foi um excelente modelo de como punir o adversário por uma peça mal colocada. O indiano conseguiu encurralar o Bispo de casas brancas de Durarbayli, que acabou jogando a partida praticamente inteira com esta peça a menos. Veja nos diagramas abaixo o desenrolar da partida.

Vidit venceu e finalizou o match ainda nas partidas clássicas por 1,5-0-5.
Fedoseev (2696) 3 – 1 Ivic (2582)
Dois empates nas clássicas e no tiebreak rápido Ivic deu uma baita pendurada!

Fedoseev - Ivic World Cup 2021
Ivic acabou perdendo também a segunda partida e o match se encerrou com 3-1 para Fedoseev.
Tabatabaei (2613) 2,5 – 1,5 Martirosyan (2632)
Os dois jogadores venceram de pretas nas partidas clássicas, empatando o match em 1-1. Nas rápidas, o armênio tinha uma posição muito difícil de se jogar durante a primeira partida, veja.

Martirosyan - Tabatabaei
World Cup 2021
Você consegue se imaginar no lugar das brancas jogando com este Rei sem proteção de Peões, 2ª fileira aberta e com as pretas já tendo Tc2 e a possibilidade da Tb8 invadir a 2ª ou 1ª fileira? Pois bem, veja o recurso que o armênio Martirosyan encontrou para empatar a partida: 44.Ce7! Qxe4 45.Txh5+ Dh7 46.Cg6+!! Rg8 47.Ce7+ empatando a partida por repetição de lances. As pretas não podem capturar o Cg6, senão seguiria 46...fxe6? 47.f7+ Tcb2 48.f8=D#.
Na partida seguinte, o iraniano Tabatabaei conseguiu avançar sua maioria de Peões da Ala do Rei e venceu uma excelente partida, avançando para as Quartas de Final.
Vachier-Lagrave (2749) – Karjakin (2757)
Dois empates nas clássicas, como esperado. Karjakin jogou Berlinesa de Pretas e depois Lagrave sua Grunfeld mega teórica.
Nas rápidas de 25'+10", novamente 2 empates sem muitas emoções, e depois mais um empate na primeira partida de 10'+10". Por fim, na 6ª partida, Karjakin conseguiu vencer de pretas em um final para avançar de fase.
Svidler (2714) 0,5 – 1,5 Shankland (2709)
Este foi o match que talvez mais surpreendeu os enxadristas. Svidler, apesar de não estar ativo em competições, é um grande especialista em Copas do Mundo. Já Shankland, chegou na casa dos 2700 e oscilou bastante e não se deu tão bem nos torneios com jogadores de elite antes da pandemia, porém recentemente teve uma grande ascensão, retornou aos 2700 ao vencer o Prague Masters deste ano com imponentes 5,5/7 e vem fazendo uma excelente Copa do Mundo.
Na primeira partida clássica, Svidler tentou colocar pressão, mas Shankland jogou de forma bem sólida e a partida empatou. Na segunda partida, Shankland surpreendeu de brancas e para fugir da famosa Grunfeld de Svidler jogou 1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.h4!? e a partida desembocou em uma Índia do Rei.
Uma pequena imprecisão de cálculo arruinou a posição de Svidler e isso comprova o que que comentamos anteriormente: Sam Shankland está jogando um excelente xadrez com cálculo bem preciso. Veja a posição à seguir.

Shankland - Svidler
World Cup 2021
Qual destes dois lances você jogaria de pretas: Db6 ou Db5? Pense antes de prosseguir a leitura, pois esta posição poderia seguramente estar em algum livro do Aagaard ou Dvoretsky.
Vejamos a sutil diferença destes dois lances:
24...Db6 25.Bh4 Td4 (ameaça Tc4) 26.Cf6+ Rf8 27.Bf2 e as pretas são obrigadas jogar 27...Bxf6 (se 27...Tc4 28.Bxc5+ e brancas ganham 28...Dxc5 29.Cd7+). A partida segue 28.exf6 Dxf6 29.Dxc5+ Td6 30.Dc8+ e agora se 30...Td8 31.Th8+; se 30...Dd8 31.Th8+; se 30...Re7 31.Bh4; se 30...Rg7 31.Dh8#. Assim seguiu a partida com uma excelente vitória de Shankland! Veja a diferença de jogar a Dama em b5, a casa correta.
24...Db5 e seguindo a mesma sequência para ilustrar teríamos 25.Bh4 Td4 26.Cf6+ Rf8 27.Bf2 e agora 27...Tc4 é possível, por que se 28.Bxc5+ a diferença é que a Dama em b5 não leva o ataque duplo de Bc5 e Cd7. Uma sutil diferença em um cálculo de nível de Grande Mestre!
Com esta excelente demonstração de cálculo, Shankland avançou para as Quartas de Finais sem precisar de tiebreak.
Confira as partidas selecionadas à seguir.
Os confrontos das Quartas de Finais ocorrem nesta quarta-feira.
Carlsen - Bacrot
Duda - Vidit
Fedoseev - Tabatabaei
Karjakin - Shankland
O Feminino chega à Semifinal com grandes estrelas da competição.
Goryachkina - Anna Muzychuk
Kosteniuk - Tan Zhongyi