Circuito Universitário inicia com 72 inscritos de 19 Universidades!

Ocorreu nesta terça-feira a Etapa Inaugural do Circuito Universitário O Estrategista. O circuito é fechado e podem participar apenas jogadores que estão cursando nível superior durante o primeiro semestre de 2020 (graduação, pós graduação e mestrado). A competição começou com o pé direito com 72 inscritos entre as 19 instituições de 6 estados diferentes. A Etapa Inaugural contou com a presença de 40 jogadores e foi uma grande festa que foi transmitida ao vivo pelo nosso canal do Twitch, inaugurado durante esta transmissão. ASSISTA AQUI a transmissão completa.


Os atletas participaram de uma Arena única na Etapa Inaugural, porém à partir da 1ª Etapa a disputa será dividida em 3 categorias: Categoria C (sub 1400), Categoria B (sub 1800) Categoria A (1800+). O grande intuito do circuito é proporcionar um ambiente para o desenvolvimento do xadrez universitário e proporcionar a possibilidade dos atletas enfrentarem adversários do mesmo nível de jogo.

Se você é universitário e deseja entrar para o circuito, basta seguir 3 passos simples.


1) Cadastre-se no site O Estrategista, desta forma sua inscrição é validada para poder receber os pontos a cada etapa que jogar. CLICK AQUI.


2) Entre para o Time do Circuito Universitário O Estrategista do Lichess, para que você esteja apto a participar das Arenas. CLICK AQUI.

3) Jogue ao vivo nossas Arenas! Os atletas receberão emails de notificação um dia antes de cada competição, com os links das Arena de cada categoria.

Confira como foi a Etapa Inaugural.

Veja alguns comentários dos participantes e treinadores.


"É muito mais gostoso para o jogador pegar uma sessão de blitz e colocar a mão na massa, do que ficar apenas ouvindo o treinador falar e demorar alguns meses para poder colocar tudo em prática. Alguns atletas precisam esperar até o Jumesp ou Intermed para poder jogar. É muito melhor o pessoal jogar algumas partidas e depois analisarmos juntos, é muito mais gostoso e bem mais dinâmico."

- Renato Batista, treinador da USCS, FMABC e Mestre Nacional de Xadrez.

"O Circuito Universitário veio em boa hora, a facilidade de jogar online atrelada ao receio dos jogadores iniciantes em jogar torneios presenciais me pareceu um dos maiores triunfos da ideia. E, é claro, a plataforma se mostrou mais uma opção para os veteranos que já colocam a prova seus treinos em torneios presenciais."

- Erick Ramos, treinador da UNITAU e Árbitro Nacional de Xadrez.

"Ontem foi 1h seguida de xadrez e muita emoção na arena do Circuito Universitário, enfrentei o pessoal de várias faculdades e até companheiros do mesmo time, mas independentemente do adversário, é muito empolgante ir atrás da melhor classificação no final da etapa."

- Gabriel Lukiantcuhki, Mackenzie.

"O circuito universitário é uma ótima oportunidade pra aumentar a popularidade do xadrez nas instituições de ensino superior."

- Mateus Damaceno, UNIP.

"O circuito é uma iniciativa muito interessante para o xadrez universitário: uma forma de integração e incentivo ao esporte."

- Marina Aguiar, UFABC.


"Os projetos enxadrísticos voltados á educação vem ganhando espaço desde o nível fundamental da educação básica até o nível universitário. O Estrategista, com este projeto, possibilita mais uma porta de divulgação para a popularização do esporte. É um grande prazer fazer parte desta história!"

- Felipe Cordeiro, atleta da Universidade São Judas Tadeu e Mestre Nacional de Xadrez.


"A Arena do Circuito Universitário foi de altíssimo nível, com direito a 'home preparations' claras, confrontos entre jogadores de níveis e experiências diferentes, o que sem duvida deve ajudar grandemente na evolução do xadrez universitário."

- Bruno Cesar de Paula, EACH/USP.


"Essa primeira etapa do circuito superou todas as expectativas! Era tanta coisa interessante acontecendo que foi difícil até acompanhar tudo... O circuito é online, voltado para universitários, com formato diferente de pontuação, transmissão ao vivo, e, de quebra, premiação!! Quem dera tivéssemos vários torneios assim para jogar ao longo do ano aqui no Brasil. A organização está de parabéns e que venham as próximas etapas!"

- Rodrigo Lima, UFABC.


RANKING DAS UNIVERSIDADES

Além da competição individual a delegação que somar mais pontos ao final do circuito será premiada com:

- Um presente especial do site O Estrategista;

- Um troféu pelo desempenho na competição;

- Uma matéria de destaque no site O Estrategista, mostrando o trabalho feito com o xadrez na instituição.


CLICK AQUI e leia o regulamento completo da competição com todos os detalhes e premiação!


Confira a agenda das próximas etapas.


Etapa 1 - 24.MARÇO das 20h00 - 21h30

Etapa 2 - 21.ABRIL das 20h00 - 21h30

Etapa 3 - 19.MAIO das 20h00 - 21h30

Etapa 4 - 16.JUNHO das 20h00 - 21h30

0 comentário