Começou a Copa do Mundo de Xadrez em Sochi, Brasil tem 4 representantes!

Brasil na Copa do Mundo de Xadrez 2021!


A Copa do Mundo de Xadrez está sendo realizada em Sochi, na Rússia, e o Brasil tem 4 participantes: GM Krikor Mekhitarian, GM Darcy Lima, GM Alexandr Fier e a WMF Julia Alboredo.


O formato neste ano é bem interessante e agora são 206 vagas para o torneio aberto, com 156 jogadores competindo na 1ª fase e a partir da 2ª fase seguem os 78 vencedores, acrescentando o top 50 do torneio (que não jogam a 1ª fase) e é ai que jogadores como Grischuk, Dubov, Firouzja, Giri, Aronian, Mamedyarov, Lagrave e Karjakin entram em ação. Os destaques ficam para os dois melhores jogadores do mundo da atualidade, Fabiano Caruana e Magnus Carlsen, que novamente participam da competição!

Foto por Anastasia Korolkova

No feminino, 103 jogadoras estão na disputa, sendo 78 jogadoras competindo na 1ª fase e a partir da 2ª fase seguem as 39 vencedoras, acrescentando as top 25 do torneio (que não jogam a 1ª fase). Nesta fase entram as grandes destaques Nana Dzagnidze, Anna e Marina Muzychuk, Kosteniuk, Lagno, a campeã mundial Ju Wenjun e a #2 do mundo Goryachkina.



No Open o GM Krikor Mekhitarian venceu o mexicano GM Juan Carlos Gonzales Zamora (2545) jogando de brancas em uma longa batalha de 87 lances, em um final de Bispo e Cavalo contra Torre!


O GM Darcy Lima perdeu para o turco GM Emre Can (2569) em uma complexa Grunfeld, que levou a um final de Torre e Bispo contra Torre e Cavalo, em uma luta de 91 lances.


O GM Alexandr Fier empatou de pretas contra o jovem croata GM Jergus Pechac (2523), uma semi-eslava sólida sem muitos riscos.


A WMF Julia Alboredo perdeu para a polonesa WGM Jolanta Zawadzka (2403) em uma arriscada Siciliana, bem ao seu estilo.


Nesta terça-feira ocorre a segunda partida dos matches, às 15h00 (horário local), 9h00 horário de Brasília. Força Brasil!!