Duda vence a Copa do Mundo de Xadrez e Carlsen mostra seu brilhantismo!

A Copa do Mundo de Xadrez já vai deixando saudades, foram tantas partidas e momentos inesquecíveis em praticamente um mês de competição. Muitas zebras, gratas surpresas e o brilhantismo dos maiores jogadores da atualidade. SEMIFINAIS Carlsen (2847) 1,5 - 2,5 Duda (2738)

Empate na primeira partida. Na segunda partida, Duda jogou de brancas e escolheu os caminhos mais convencionais da Ruy Lopez, escolhendo o "anti-Marshall" com a4. Carlsen entrou na linha com d5 e a partida foi bem complexa, com Duda sacrificando uma qualidade. Uma luta bem dura que acabou em empate. Na primeira partida do desempate rápido ocorreu mais um empate e na segunda partida Duda demonstrou uma excelente forma e venceu o atual campeão do mundo em sua especialidade: na técnica e no final! Duda jogou um excelente final de Bispos e confirmou sua passagem par a grande Final. Karjakin (2757) 1,5 - 0,5 Fedoseev (2696)


Fedoseev começou o match de brancas e Karjakin não se esforçou mais do que o necessário para conseguir um empate. A partida foi interessante no tema de final de peças pesadas, mas ambos jogaram sem riscos.


Na segunda partida Karjakin deu uma aula de Ruy Lopez e conseguiu uma boa vitória para carimbar seu passaporte para a grande Final! 3º e 4º LUGAR


Magnus Carlsen (2847) 2 - 0 Fedoseev (2696)


Magnus Carlsen demonstrou sua superioridade em toda competição e venceu 4 matches por 2-0! Suas únicas derrotas aconteceram em partidas rápidas contra Esipenko e Duda, e os seus números foram impressionantes: 12V 10E 2D.

Nos matches anteriores, Magnus já havia feito partidas brilhantes, mas a primeira partida do match contra Fedoseev foi uma obra prima. Veja o diagrama abaixo.

Fedoseev - Carlsen

World Cup 2021

Magnus está com uma qualidade a menos, porém as Brancas estão totalmente paralisadas sem poder mexer uma peça sequer. É simplesmente brilhante e extremamente raro de se ver um GM de 2700 sendo dominado desta forma. (CLICK AQUI para ver a partida analisada)

A segunda partida do match também é outra pintura, Magnus não economizou nos sacrifícios para deixar o adversário com o Rei extremamente exposto debaixo de um ataque destruidor!

Carlsen - Fedoseev

World Cup 2021


Após 42.e6 Df6 43.exd7 Dxg6 44.hxg6 Bd8 45.Be6 , Fedoseev novamente não consegue mexer suas peças e abandonou alguns lances depois.


Com estas duas pérolas, Magnus Carlsen encerra sua participação em 3º lugar e nós só temos a agradecer pela brilhante exibição do norueguês!


FINAL


Duda (2738) 1,5 - 0,5 Karjakin (2757)

Karjakin começou o match de brancas e a primeira partida terminou em um empate morno em 17 lances...

Na segunda partida Duda jogou sem medo de fantasmas, deixou o Rei no centro e conseguiu uma belíssima vitória com uma ótima condução do final.