Fier e Krikor empatam os matches e vão para o desempate na Copa do Mundo


Dia complicado e de muita luta para os brasileiros na Copa do Mundo de Xadrez em Sochi (Rússia).

A WMF Julia Alboredo tinha uma difícil missão de tentar reverter o placar negativo da primeira rodada e precisava vencer. A partida ocorreu em uma Defesa Ragozin e Julia colocou pressão com o famoso Ataque da Minoria, porém a WGM Jolanta Zawadzka conseguiu neutralizar as possibilidades das brancas e levou a partida para um final de Torres completamente empatado. Com o empate, o match finaliza com 1,5-0,5 em favor da polonesa, que avança de fase.


O GM Darcy Lima também tinha uma missão difícil e precisava vencer para levar o match para o desempate. O GM Emre Can levou para uma Defesa Eslava e jogou uma posição bem sólida, deixando o brasileiro se arriscar mais. A partida desembocou em um final de Torre e Cavalo contra Torre e Bispo, com uma vantagem para o jogador de pretas, que lentamente foi ampliando a vantagem e com uma boa técnica venceu a segunda partida o match, que finalizou então com 2-0 para o turco.



O GM Alexandr Fier jogou uma Abertura Italiana (Giuoco Pianissimo) contra o GM Jergus Pechac e permaneceu a partida toda com uma pequeníssima vantagem, mas sem muitos progressos. O ponto alto da partida foi quando o GM brasileiro fez um plano curioso e inusitado levando o seu Rei para a Ala da Dama (40.Rf1! e depois Re2-Rd2-Rc2). A partida ficou interessante e Fier criou várias fraquezas próximas ao Rei das pretas, porém seu adversário também conseguiu criar muitas fraquezas e o Rei de Fier também ficou no meio do fogo cruzado. Em um final eletrizante e bem complexo, digno de uma composição de xadrez, Fier teve que ser preciso para empatar. Um jogo cheio de emoções bem ao estilo do brasileiro! O match ficou 1-1 e agora deverá ser resolvido no desempate.


O GM Krikor Mekhitarian precisava de um empate para passar de fase, mas o GM Juan Carlos Gonzales Zamora conseguiu colocar problemas no tabuleiro com uma Abertura Reti. O GM brasileiro acabou jogando de maneira um pouco arriscada e logo na abertura já tinha uma estrutura do roque formada com Peões em h6-g6-f5-e5, uma formação bem agressiva! A partida seguiu equilibrada até o lance 30...fxg4. A posição acabou desandando e Krikor teve que defender um final com qualidade a menos, sendo forçado a ficar numa defesa passiva e sem muito contrajogo. Apesar da derrota, Krikor ainda segue na competição e leva o match para as partidas rápidas.


Veja as partidas dos brasileiros logo abaixo.

Com estes resultados o GM Darcy Lima e a WMF Julia Alboredo foram eliminados e o GM Krikor Mekhitarian e o GM Alexandr Fier seguem para o desempate, que ocorre nesta quarta-feira 14/JUL às 9h00.


Força Brasil!!