Fier e Krikor foram guerreiros, mas foram eliminados no desempate de rápidas da 2ª fase.

Os brasileiros, GM Krikor Mekhitarian e GM Alexandr Fier foram bravos guerreiros jogando contra top players 2700+ e após os empates durante as partidas clássicas, acabaram eliminados no desempate das partidas rápidas. Confira o resumo da rodada de desempate.


Alexandr Fier (2569, BRA) ½ - 1½ Santosh G. Vidit (2726, IND)

O brasileiro começou de brancas e novamente escolheu e4, mas Vidit optou desta vez pela Ruy Lopez Berlinesa, já que nas clássicas não obteve uma boa posição com sua Petroff. Fier aceitou entrar no clássico final da variante Berlinesa e trouxe algumas ideias que colocaram pressão na posição de Vidit, que precisou lutar pela igualdade e em apenas 31 lances o empate foi acordado.


Na segunda partida, Fier optou pela mesma variante contra a Catalã utilizada por Vidit nas clássicas e novamente conseguiu criar algumas complicações, mas desta vez o indiano conseguiu equilibrar, realizou a troca de Damas e conseguiu um jogo mais confortável com um super Cavalo instalado em d6, que acabou colocando o brasileiro em uma posição um pouco passiva. Vidit foi implacável e venceu a segunda partida, avançando para a 3ª fase.


Krikor Mekhitarian (2554, BRA) 0 - 2 Shakhriyar Mamedyarov (2782, AZE)

O brasileiro começou de brancas, mas Mamedyarov não entrou na Ruy Lopez e desta vez escolheu a Defesa Petroff. Aparentemente Krikor foi pego de surpresa pela escolha e entrou em linhas convencionais. O primeiro momento em que o brasileiro fez uma reflexão maior na partida foi no lance 13.g3, que aparentemente não traz problemas na posição das brancas, porém a partir dai Mamedyarov encontrou um plano para colocar problemas práticos ao brasileiro com 13...f5! Em seguida, o lenhador conseguiu instalar um Cavalo em e4 e passou as peças para a Ala do Rei, realizando um forte ataque. Para neutralizar o ataque e trocar peças, Krikor precisou entregar um Peão. Em algum momento conseguiu um contra jogo, mas sua posição já era bem delicada e acabou perdendo.


Na segunda partida, tendo que ganhar, acabou optando por outra linha contra d4 e entrou no Gambito da Dama, que traz uma posição equilibrada, mas com chances para os dois lados. Mamedyarov esboçou um ataque da minoria contra a estrutura Carlsbad e o resultado foi um ponto fraco em b7, que foi o foco da partida. Depois de muita pressão na Coluna-B o brasileiro abandonou. Com a vitória, Mamedyarov segue para a 3ª fase.


Sandro Mareco (2629, ARG) 1,5 - 2,5 Jorge Cori (2652, PER)

Havia mais um desempate entre sul-americanos. Na primeira partida, Mareco novamente destruiu a Caro Kann de Cori, com um ataque fortíssimo com o Rei do peruano no centro, porém na segunda partida, Cori novamente conseguiu igualar o placar jogando sua Inglesa. A partida foi bem mais posicional, mas em certo momento Mareco apostou em uma pressão em cima do Rei das brancas e no meio da confusão, Cori conseguiu um contrajogo decisivo na Ala da Dama.


Com o match empatado novamente, o desempate seguiu com partidas rápidas de 10 minutos. Desta vez, Cori começou de brancas e novamente optou pela Inglesa. Novamente Mareco colocou pressão e Cori conseguiu um contra ataque, vencendo e ficando pela primeira vez na frente do placar do match.


Na 6ª partida, Cori desistiu da Caro Kann após as duas derrotas implacáveis e optou pela Francesa. Mareco novamente conseguiu uma excelente posição de brancas e buscou as complicações, mas com tantas trocas de peças no tabuleiro e os dois Rei bem expostos a partida acabou em empate por repetição de lance.


Com este resultado, Jorge Cori segue para a terceira fase e junto com o argentino Alan Pichot, são os únicos sul-americanos que seguem na competição.


TOP PLAYERS


Uma das sensações da Copa do Mundo, o jovem de apenas 18 anos Alireza Firouzja (2759, FRA), foi eliminado por outro jovem de 16 anos, Javokhir Sindarov (2558, UZB), no desempate das rápidas. A partida que decidiu o match foi uma excelente apresentação de como conduzir a Índia do Rei por parte do jovem do Uzbequistão!

Firouzja - Sindarov World Cup 2021 Posição após 22...f3!

Leinier Dominguez (2758, EUA) foi eliminado por Jakhongir Vakhidov (2534, UZB) por 2-0 no desempate das rápidas, com duas derrotas contundentes!

Vakhidov - Dominguez World Cup 2021

Na posição acima o arremate foi com 41. Txc6! bxc6 42. e6 Txd5 43. e7 Td2+ 44. Rf1 1-0, não há mais como evitar a promoção.

O experiente Kiril Georgiev (2594, MCD) de 56 anos eliminou outro forte jovem jogador, Maghsoodloo (2698, IRA) no desempate de partidas rápidas.


Caruana avançou de fase por conta de seu adversário Susanto Megaranto e membros da delegação da Indonésia terem testado positivo para COVID-19, inclusive com o jogador sendo retirado do salão de jogos no meio de sua primeira partida do match, por ter sido divulgado o seu teste positivo durante a rodada.


Levon Aronian nem chegou a jogar, pois apresentava sintomas como febre e resolveu abandonar a competição.


Dos top players seguem Magnus Carlsen, Caruana, Dubov, Grischuk, Duda, Giri, Mamedyarov, Lagrave, Karjakin e Svidler.


E agora, para quem será sua torcida?

Confira abaixo as partidas dos brasileiros e outras selecionadas da rodada.

#FideWorldCup #CopadoMundoXadrez #Krikor #GMKrikor #Fier #GMFier #Mareco #Cori #JorgeCori #Firouzja #Vidit #Mamedyarov #OEstrategista

0 comentário