Fischer, Kasparov e Carlsen – quem é o melhor de todos os tempos?
*atualizado em FEV/2023
Existe uma questão que vira e mexe reaparece no mundo do xadrez: qual foi (é) o melhor jogador de todos os tempos?
Esta é uma questão delicada com muitos fatores que ultrapassam os tabuleiros, mas que todo enxadrista geralmente tem a resposta na ponta de sua língua, afinal, todo jogador tem suas preferências!
Esta matéria não tem um intuito de bater o martelo e dar o diagnóstico preciso de quem foi o melhor jogador dentro das 64 casas, mas sim, trazer uma comparação numérica e trazer informações que talvez os praticantes do esporte não conheçam.
Houve uma matéria muito bem detalhada na Revista Xadrez Bem Brasileiro #004 (OUT.2020) comparando Kasparov e Magnus Carlsen, já que naquele mês eles se enfrentaram em um duelo de Fischer Random, mas para uma comparação do "Melhor de Todos os Tempos" não poderíamos deixar de incluir o americano Bobby Fischer!
Antes de fazer uma comparação em números, vamos conhecer alguns fatos interessantes sobre os jogadores!
Bobby Fischer

Fischer foi o jogador que colocou fim à hegemonia soviética no xadrez, que estava dominando o mundo das 64 casas nas últimas décadas com Botvinnik, Smyslov, Tal, Petrosian e Spassky.
Teve uma ascensão meteórica vencendo torneios com pontuações expressivas à frente do segundo colocado e teve uma sequência de 20 vitórias consecutivas sobre jogadores de elite em sua arrancada para o título mundial: 7 vitórias nas rodadas finais do Interzonal de Palma de Mallorca (sobre Rubinetti, Uhlmann, Taimanov, Suttles, Mecking, Gligoric e Panno), 6-0 sobre Taimanov nas Quartas de Final do Torneio de Candidatos, 6-0 sobre Larsen na Semi-Final do Torneio de Candidatos e 1 vitória sobre Petrosian na Final do Torneio de Candidatos (match que terminou 6,5-2,5 em favor de Fischer).
Após vencer o Campeonato Mundial sobre Spassky em 1972, não concordou com as regras do match de 1974 e acabou abrindo mão da coroa do título mundial.
Kasparov

O jogador que encantou o mundo com seu xadrez de iniciativa, com batalhas épicas contra Karpov em seus matches e que marcou uma geração com brilhantes vitórias.
Ficou sendo o número 1 do ranking FIDE durante 255 meses e foi o primeiro jogador da história a ultrapassar a marca dos 2800 de rating.
O jogador que "defendeu a humanidade" contra o computador Deep Blue, a potente máquina que deu um importante passo aos softwares de análises de xadrez!
De quebra ainda tem o recorde de vencer 15 torneios de elite consecutivos!
Carlsen

O jogador que dominou a última década do xadrez mundial e abriu mão de seu reinado, que terá fim neste ano de 2023.
O norueguês tem simplesmente 15 campeonatos mundiais em seu cartel e obteve o maior rating de todos os tempos, com incríveis 2882! Tem a maior invencibilidade da história, que durou por 125 partidas contra jogadores de elite, com um total de 42 vitórias e 83 empates!
É um jogador completo e tem grandes vitórias com ataques, porém se destaca em posições estratégicas e finais.
A comparação em números!
É extremamente difícil fazer uma comparação fiel entre os jogadores, pois cada um esteve em um momento da história do jogo em condições diferentes, por exemplo, na época de Bobby Fischer o sistema de ELO Fide estava sendo implantado e não teria condições de comparar com os dias atuais. Em meados de 1970 também não existia o Mundial de Rápidas e Blitz, que atualmente é disputado todos os anos.
Contudo, é possível traçar um paralelo entre os feitos dos três jogadores, que detém números realmente incríveis!

Agora o leitor pode extrair informações para criar suas próprias conclusões.
Muitos apontam Fischer pela ascensão meteórica e a maneira como ele derrotava os adversários, outros preferem Kasparov pelo xadrez agressivo e pelas partidas brilhantes, e atualmente há uma grande parcela que prefere Magnus, que aprendeu tudo o que seus antecessores contribuíram para o aperfeiçoamento do jogo e o fizeram um jogador completo.
E para você, quem está no topo da lista?
Nota: Magnus ainda está em atividade e deve continuar por anos. O que será que ele ainda pode conquistar para entrar nesta tabela de comparação? Palpite!