Giri vence mais uma e Nepomniachtchi empata, mas segue liderando o Candidatos

Atualizado: Abr 25

A 11ª rodada do Torneio de Candidatos foi extremamente importante para os primeiros colocados, pois marcou o embate direto entre o líder Nepomniachtchi e o vice-líder Caruana (que dividia a segunda colocação com Lagrave e Giri).


Vamos ao resumo das partidas.


RODADA 11


Nepo x Caruana: Foi uma Abertura dos 4 Cavalos, e a forma como Nepo e Caruana conduziram a partida fez com que brevemente aparecessem os desequilíbrios no tabuleiro. Porém os dois jogadores não arriscaram muito e no lance 19 a partida já rumava para um final de peças pesadas, mas sem muitas aventuras. Os jogadores ainda fizeram alguns lances, mas o empate foi acordado brevemente, afinal, qualquer um que perdesse poderia arriscar definitivamente sua chance de tentar vencer a competição.

Alekseenko x Wang Hao: Uma partida da parte debaixo da tabela. Uma Italiana Giuoco Pianissimo, onde o chinês tentou jogar de forma mais criativa com h6/g5 rápido, algo que não é muito habitual quando ainda não há h3 das Brancas no tabuleiro. Wang Hao ainda tentou colocar certos problemas para o russo, mas como ele tinha seu Rei bem exposto, não havia nada melhor do que empatar por repetição.


Grischuk x Lagrave: Outra partida importante, pois Lagrave tinha a chance de encostar no líder caso vencesse. Como era o esperado veio uma Siciliana, mas Grischuk jogou de forma extremamente criativa, uma linha aparentemente estranha, mas que já foi praticada por muitos Grandes Mestres, inclusive pelo seu compatriota Dubov (será que ele teve alguma influência para a escolha deste sistema?).


1.e4 c5 2.Cc3 d6 3.d4 cxd4 4.Dxd4 Cc6 5.Dd2 g6 6.b3 Bh6 e mais pra frente o russo tentou um lance que é novidade 9.Cge2N. O russo disse "o computador está rindo, existem dez maneiras boas (de enfrentar), mas ele também tem vinte maneiras ruins. Então eu pensei em tentar", em referência à novidade utilizada. A partida seguiu nos moldes de Bobby Fischer: Roque Grande, avança os Peões da Ala do Rei, sacrifica e dá mate.


Posição após 30.Txh5!

Grischuk-Lagrave (Torneio de Candidatos 2020/21)


Grischuk seguiu o "Protocolo Fischer" e a partida foi bem aguda, mas faltou o mate. De qualquer forma o francês avaliou mal a transição para um final de Bispos e Grischuk venceu de forma categórica a partida. Com a derrota, Lagrave praticamente se despede do Torneio de Candidatos e o possível encontro com o Campeão Mundial Magnus Carlsen em dezembro. Um momento realmente amargo, pois antes do retorno do torneio Lagrave liderava junto com Nepo, mas após 2 empates e 2 derrotas, as chances são praticamente zero nesta sequência.


Giri x Ding Liren: Uma Ruy Lopez muito bem jogada. Giri vem embalado em sua escalada pela tabela e tem se mostrado um jogador muito duro de ser batido. Por muito tempo ele até virou piada por conta do número excessivo de empates, mas não é o caso durante o Torneio de Candidatos, onde ele está jogando pra vencer. Foi uma partida de roques em alas apostas, onde o chinês tentou esboçar um ataque, mas Giri jogou de forma criativa para abrir a Coluna B e passar as peças para o ataque.


Posição após 23.Ce4!

Giri-Ding Liren (Torneio de Candidatos 2020/21)


Um bonito sacrifício posicional. Giri aproveitou as chances que surgiram no tabuleiro e venceu uma excelente partida. Com isso ele assume a vice-liderança apenas meio ponto atrás de Nepomniachtchi e segue com chances!

Veja todas as partidas da rodada:

Após esta rodada a classificação ficou assim:

Vamos analisar o caminho que os dois primeiros colocados vão percorrer nesta reta final:


Nepomniachtchi enfrenta Wang Hao (6º), Lagrave (5º) e Ding Liren (8º).


Giri enfrenta Caruana (3º), Grischuk (4º) e Alekseenko (7º).


Aparentemente Giri vai ter um caminho mais difícil até o final da competição, por conta da classificação parcial de seus adversários, mas tudo ainda pode acontecer. Se Caruana vencer Giri e Nepomniachtchi largar meio ponto para Wang Hao, tudo fica confuso novamente.


Próxima rodada neste sábado às 8h00 da manhã no horário de Brasília.

0 comentário