Ian Nepomniachtchi vence o Torneio de Candidatos e enfrenta Magnus Carlsen na disputa do Mundial!

A reta final do Torneio de Candidatos foi cheia de emoções. Confira o resumo da 13ª e 14ª rodada.


RODADA 13


Nepomniachtchi x Lagrave: Um confronto decisivo para a classificação final do torneio e Lagrave tinha uma chance muito remota de lutar pelo título, pois estava com 1,5 pontos atrás de Nepo na tabela. Um empate já tiraria qualquer possibilidade matemática do francês. A partida foi numa Inglesa meio estranha, o russo novamente não jogou seu e4 preferido e evitou a tremenda preparação teórica de Lagrave em sua Siciliana Najdorf. Nepo, de Brancas, conduziu a partida sem muito stress, ficou melhor e Lagrave não conseguiu jogar com seu Bb7, mesmo sacrificando um Peão para abrir a posição. Rapidamente a partida foi para o final e o empate acordado.


Grischuk x Giri: Caso Giri vencesse esta partida, empataria na liderança junto a Nepomniachtchi e a última rodada seria "um caos", com dois jogadores brigando lance a lance pele título. Mas o compatriota de Nepo deu uma ajuda a seu companheiro de equipe e não deu chance alguma para Giri. Grischuk jogou uma excelente partida, ganhou espaço, aumentou a vantagem e levou para um final ganho. Vitória de Grischuk, que mais uma vez mostrou excelente técnica e tirou Giri da disputa. Esta partida selou então o destino do Campeonato Mundial 2021, pois com a pontuação Nepomniachtchi venceu o Torneio de Candidatos com uma rodada de antecedência! Wang Hao x Caruana: Um duelo do meio da tabela, mas ambos os jogadores queriam melhorar a classificação final. Caruana veio de Siciliana e Hao jogou uma Alapin. Caruana foi nitidamente quem criou mais chances na partida e tomou mais riscos em um final de Dama e Cavalo x Dama e Bispo. Ponto para o americano!

Alekseenko x Ding Liren: O duelo dos lanternas (até o momento). Mais uma Italiana Giuoco Pianissimo e Ding jogou o sistema que tem feito ultimamente com a5. O chinês jogou de forma bem ativa, sacrificando o Peão de e5 (nos moldes do ataque Marshall da Ruy Lopez) e colocou bastante pressão em Alekseenko, abrindo a posição para o par de Bispos. Ding conseguiu uma posição de "quase mate" e a tentativa do russo era encontrar um xeque perpétuo. Esta foi a parte mais divertida da partida, o Rei de Ding fez um belo passeio: h7-h6-g6-f6-e6-d6-c5-c4-b5, quando enfim acabaram-se os xeques e o chinês marcou o ponto, sua segunda vitória seguida!


Confiram abaixo as partidas da rodada.

RODADA 14


Ding Liren x Nepomniachtchi: Ding jogou seu d4, mas para não entrar na Grunfeld, defesa predileta de Nepo, jogou 3.f3, uma anti Grunfeld, que pode levar a partida para a audaciosa estrutura Saemisch. E foi o que realmente aconteceu, Nepo levou para uma Benoni bem ao seu estilo arriscado.


Veja abaixo a maneira insana que o russo conduziu a partida, lembrando inclusive as boas Benonis de Mikhail Tal.

Posição após 13...Dh4

Ding Liren-Nepomniachtchi


Só que Nepo passou um pouco dos limites com este Rei ainda no centro, o Bd4 abandonando o fiancheto e o desenvolvimento lento das peças na Ala da Dama. Em um breve resumo, o chinês conseguiu neutralizar o ataque das Pretas e seguiu em uma posição de duas peças contra Torre. O plano de vitória foi um dos mais triviais: ataca-se o Peão fraco de d6, e avança o Peão-d5 passado. Ding venceu uma excelente partida, que marcou sua terceira vitória seguida na competição e carimbou a faixa do russo. Com esta vitória Ding volta ao posto de #3 no ranking mundial.


Giri x Alekseenko: A partida que poderia ter dado a Giri alguns milhares de euros a mais na conta bancária, pois poderia dividir a primeira colocação com Nepomniachtchi (porém perderia no desempate). Mas novamente outro russo veio atrapalhar seus planos. A partida foi em uma Catalã, a posição estava bem equilibrada com estrutura praticamente simétrica e somente Dama e Cavalo para os dois lados, até que Giri nitidamente tentou forçar os acontecimentos e começou a avançar os Peões da Ala do Rei, primeiro e4, depois g4 e por último f4. A tentativa foi falha e deixou o seu Rei extremamente exposto. E a consequência? Caíram seus Peões e Giri foi forçado a abandonar. Segunda derrota seguida e um amargo final de torneio para o holandês.


Lagrave x Wang Hao: Ruy Lopez Berlinesa e o típico final desta variante. A partida seguia um rumo bem equilibrado e nos momentos finais Lagrave estava conseguindo ampliar a sua vantagem, até que aconteceu o erro decisivo do chinês.

Posição depois de 28...Cc7? Jogam as Brancas e Ganham Lagrave-Wang Hao (Torneio de Candidados 2020/21)


Bomba! 29. Cxb5! 1-0 Com esta vitória o francês subiu para o segundo lugar e terminou o Torneio de Candidatos em alta.


Após a competição Wang Hao anunciou que vai se aposentar do xadrez profissional com apenas 30 anos de idade. Ele termina o Torneio de Candidatos na última colocação e sem muito brilho. Veja as palavras do chinês na entrevista após a partida com Lagrave: "Provavelmente tentarei fazer outra coisa além de jogar xadrez profissional. Tenho problemas de saúde e simplesmente não acho que posso continuar nesta profissão. Vou trabalhar como coach, vou fazer investimentos, mas acho que não posso fazer nada que me cause muito estresse"


Caruana x Grischuk: Mais uma Siciliana. Os dois jogadores poderiam melhorar bem a posição final e não arriscaram tanto na partida. As Damas foram trocadas no lance 14 e a partir daí começou toda a batalha de um longo final. Caruana conseguiu um pouco mais de espaço, mas a posição de Grischuk era bem sólida. A partida desembocou em um final de Torres e acabou em empate.


Veja abaixo as partidas desta rodada:

Confira a classificação final:


0 comentário