Lagrave vence e divide a liderança com Nepo, mas Torneio de Candidatos é suspenso

E tivemos uma surpresa no Torneio de Candidatos! O convidado de última hora, o francês Maxime Vachier-Lagrave, terminou a primeira parte do Torneio de Candidatos dividindo a primeira colocação! Após a 6ª rodada o russo Nepomniachtchi liderava isolado a competição com duas vitórias seguidas contra os chineses Wang Hao e Ding Liren, mas foi parado por Lagrave.


A partida mais importante da 7ª rodada com certeza foi Lagrave x Nepo, que historicamente tinha vantagem de 5x1 com 7 empates para o francês.


Nepo tentou novamente a Francesa Winawer e durante toda a competição tem jogado um repertório bem arriscado e desequilibrado, mas Lagrave mostrou que não é carta fora do baralho, mesmo com menos de 10 dias de preparação para o torneio tem mostrado que é um dos grandes candidatos a vencer a competição!

R7 - Lagrave x Nepo - Foto por Maria Emelianova

Caruana x Wang Hao tiveram um empate em uma Petroff, mas não pense que foi aquele tipo de partida chata e sem emoções, diferente de Giri x Grischuk e Ding x Alekseenko, que tiveram momentos interessantes, mas foram as típicas partidas "mornas" que empatam após o lance 40.

Após a 7ª rodada a FIDE interrompeu o torneio por conta de determinação do governo russo, que mandou fechar aeroportos como medida restritiva para conter a pandemia de COVID-19. De acordo com uma regra especial acordada entre os jogadores antes do início da competição, as 7 rodadas jogadas permanecem válidas e quando o torneio for reiniciado haverá uma retomada a partir das 8ª rodada. Leia o comunicado oficial da FIDE. CLICK AQUI

Muitas perguntas ficam no ar sobre a grande irresponsabilidade da FIDE em manter um dos únicos eventos esportivos do mundo em meio à pandemia de COVID-19, que foi alvo de críticas em todo o mundo inclusive entre os jogadores que claramente se mostravam esgotados da rotina e clima pesado a que eram submetidos durante a competição. O russo Grischuk deu declarações dizendo "minha forma está terrível, eu não quero jogar ... eu não queria estar aqui", assim como os jogadores nitidamente estavam fora de órbita. Quando foi a última vez que você viu o Ding Liren perder duas partidas clássicas seguidas em um torneio? Fora isso, e o Radjabov que questionou exatamente estes pontos antes de se recusar a jogar enquanto a FIDE não tivesse um plano em caso de contaminação ou protocolos de como o torneio iria seguir? Bem, o fato é que o badalado Torneio de Candidatos está suspenso e não temos nenhuma previsão de quem será o desafiante de Magnus Carlsen ao título mundial.

0 comentário