Maxime Vachier-Lagrave jogará o Torneio de Candidatos!

Grande notícia para os fãs do francês: Maxime Vachier-Lagrave está no Torneio de Candidatos!


Com a desistência do campeão da Copa do Mundo de Xadrez, Teimour Radjabov, MVL conquistou sua vaga para a competição.


Radjabov relata que tentou junto à FIDE que a competição fosse adiada por conta da epidemia do Coronavírus, já que existem dois jogadores chineses na competição e suas delegações.


Eventos esportivos tem sido adiados e cancelados ao redor do mundo por conta da possibilidade de proliferação do vírus em locais que tenham grandes concentrações de pessoas e de diferentes países.


Veja parte do comunicado de Radjabov:


A Federação Mundial de Xadrez FIDE tem implementado uma série de medidas preventivas, mas nem todas elas. Foi anunciado que jogadores chineses, seus treinadores e acompanhantes estariam sujeitos a um período de 14 dias de quarentena na Rússia. Um destes jogadores chineses (Ding Liren), seus técnicos e delegação foram realmente colocados em quarentena. Todavia, o segundo jogador da China (Wang Hao) não vai se submeter à quarentena e irá voar para a cerimônia de abertura de um país que a epidemia de coronavírus está crescendo dia a dia (Japão).


O mestre azerbaidjano segue dizendo que a FIDE não tem explicações de como proceder em caso de infecção por qualquer participante, equipe técnica, acompanhantes, jornalistas, árbitros, etc, em uma competição longa que durará 22 dias.


Após a resposta negativa da FIDE sobre os questionamentos e preocupações de Radjabov, a federação confirmou a presença do francês Maxime Vachier-Lagrave, que era o segundo da lista para herdar a vaga, caso houvesse desistência, da Copa do Mundo, Grand Prix e listagem de rating.


O atual número 8 do mundo, com 2.767 pontos de rating, agora tem um missão de se preparar em menos de 10 dias para jogar este, que é um dos torneios mais importantes do calendário do xadrez mundial, e que será realizado em Yekaterinburg, Russia entre 15 de março e 5 de abril. Matéria - O Estrategista (www.oestrategista.net)

0 comentário