Nepo e Giri vencem e deixam a disputa ainda mais emocionante na reta final do Torneio de Candidatos

O Torneio de Candidatos está chegando a sua reta final e a 12ª rodada praticamente definiu os dois possíveis desafiantes de Carlsen pela disputa do match do Campeonato Mundial: Anish Giri e Ian Nepomniachtchi!

Vamos ao resumo da rodada!


RODADA 12


Wang Hao x Nepomniachtchi: Nepo jogou um Defesa Petroff e manteve a posição simétrica e igualada, não arriscando durante toda a partida, e levando para um final totalmente equilibrado de Torre, Cavalo e Peões. Mas, como se diz: "igualado não quer dizer empatado". O russo tentou colocar problemas na posição de Wang Hao e o avanço do Peão até h3 deixou o Rei branco em uma situação muito desconfortável, que foi suficiente para criar ameaças de mate ao mesmo tempo em que os Peões ficavam enfraquecidos. Uma vitória muito técnica bem no estilo de Magnus Carlsen!


Giri x Caruana: Giri enfrentou seu concorrente direto, Fabiano Caruana, que estava na 3ª colocação e ainda tinha chances matemáticas de brigar pelo título. Mas o holandês jogou uma excelente partida, mandou mais uma Siciliana de Pretas, conseguindo colocar muita pressão na parte final da partida. Você consegue encontrar o arremate que Giri aplicou em Caruana?

Posição após 45.Rg1 Caruana-Giri (Torneio de Candidatos 2020/21)


Giri jogou 45...Cxg2! 0-1 Com esta derrota Caruana fica 2 pontos atrás do líder faltando apenas duas rodadas, enquanto Giri segue apenas meio ponto atrás de Nepo e deixa a definição do torneio para as duas rodadas finais!


Lagrave x Alekseenko: A partida foi em uma Defesa Caro-Kann, e Lagrave jogou uma variante pouco jogada, a variante Maroczy (1.e4 c6 2.d4 d5 3.f3), o que pegou seu adversário de surpresa, pois geralmente o francês joga a variante do avanço com 3.e5. A partida foi interessante, pois a posição da abertura foi algo fora do convencional (pelo menos na nossa base, já não existia a mesmo posição do lance 6!), ou seja, Lagrave "rasgou o livro" e chamou o russo pro xadrez! Depois da troca de Damas a partida foi para um final onde as Brancas tinham par de Torres e par de Bispos em uma posição aberta. A posição era tão difícil, que o russo acabou tendo que entregar um Peão para simplificar um pouco, tentar ativar as peças e apostar em algum tipo de bloqueio.

Posição após 18...Cd7

Lagrave-Alekseenko (Torneio de Candidatos 2020/21)


19.Bxf7+ Rxf7 20.Txd7 Re6 21.Tc7, mas não foi suficiente, pois com uma boa técnica, Lagrave venceu a partida. Com esta vitória, ele volta à 3ª colocação, mas as chances matemáticas são mínimas, pois está 1,5 pontos atrás de Nepomniachtchi, faltando apenas 2 rodadas para o final da competição.


Ding Liren x Grischuk: jogaram um Gambito da Dama Recusado e Ding apostou em uma novidade com 13.Ce2N. A partida seguiu bem fechada em uma boa luta posicional, e manteve-se igualada até praticamente o final, quando Grischuk avaliou mal uma ruptura e Ding aproveitou para marcar o ponto.


Um rodada impressionante com 4 vitórias!


Confiram as partidas:

A classificação após a 12ª rodada ficou assim:

Vejamos quais serão os confrontos decisivos das duas últimas rodadas.


Nepomniachtchi enfrenta Lagrave (3º) de Brancas e Ding Liren (7º) de Pretas.


Giri enfrenta Grischuk (5º) de Pretas e Alekseenko (8º) de Brancas.


A 13ª rodada acontece nesta segunda-feira às 8h00 horário de Brasília.

0 comentário