Nepomniachtchi vence e abre vantagem na liderança do Torneio de Candidatos

A décima rodada do Torneio de Candidatos foi bem disputada e o russo Ian Nepomniachtchi abriu um ponto de vantagem e segue como líder isolado da competição.


Veja o resumo da rodada.


Rodada 10


Caruana x Ding Liren: O chinês não está fazendo um torneio brilhante, porém este embate simplesmente coloca frente a frente o #2 e o #3 do mundo, ou seja, é uma partida que poderia criar muitos problemas a Caruana, que busca pela liderança. Vale lembrar que a única vitória de Ding neste torneio foi em cima do Caruana na primeira parte da competição ainda em 2020. O americano escolheu uma Ruy Lopez e jogou uma variante Anti-Marshall (8.a4), que foi muito jogada por Kasparov e tem estado bem presente nos tabuleiros da elite nos últimos anos, inclusive sendo a opção do próprio Caruana por diversas ocasiões. Nesta partida, Caruana tentou um sacrifício de Peão para buscar uma iniciativa, mas acabou sendo neutralizado por Ding, que trocou peças e secou a posição, caindo em um final de Torre e Cavalo que acabou em empate por repetição.


Lagrave x Giri: Um embate importante entre o top 4 do torneio e Giri escolheu novamente uma Siciliana, desta vez a variante Sveshnikov, a mesma utilizada por Magnus Carlsen no Match Campeonato do Mundo de 2018. Lagrave tentou uma linha pouco jogada e nitidamente pegou Giri fora da preparação ao jogar 10.c5!? e fez o holandês refutar no tabuleiro! Houve uma boa luta no meio jogo por conta da presença de Bispos de cores opostas, mas após a troca de peças a posição novamente acabou secando e foi acordado o empate. Um resultado de certa forma bom para ambos.


Wang Hao x Grischuk: O russo insistiu na Francesa Steinitz e Wang Hao levou a partida para uma linha pouco jogada (5.Cce2). A partida seguia o rumo normal com as Brancas na frente no desenvolvimento e as Pretas buscando contrajogo para abrir o centro, até que o chinês resolveu jogar de forma bem criativa. Você consegue imaginar como Wang Hao jogou na posição abaixo?

Posição após 20.Bf5

Wang Hao-Grischuk (Torneio de Candidatos 2020/21)


Sim, ele sacrificou a Dama por duas peças menores e colocou fogo na posição!


21.exf6 Bxc2 22.fxe7 Tfe8 23.Cf4 Cb6 24.Cxd5 Cxd5 25.Bxd5+ Rh8 26.Cd4 Dd7 27.c4 e Wang Hao conseguiu uma boa coordenação das peças e colocou pressão em cima de Grischuk, que em certo momento teve que devolver material para aliviar a pressão. Ao final, sobrou uma posição desequilibrada (Dama por Torre, Bispo e Peão), porém como os dois Reis estavam totalmente expostos, por conta das tentativas de meio jogo, a partida acabou em empate.


Nepomniachtchi x Alekseenko: O duelo marca o embate entre o líder e o jogador de menor rating da competição (que está entre a 5ª e 7ª colocação), mas vale lembrar que Alekseenko teve um bom desempenho no retorno do Torneio com um empate com Caruana e uma vitória sobre Grischuk, e tem mostrado uma boa preparação e boa técnica. Nepo jogou uma Inglesa (sim, acredite!) e o recado que ele passou no tabuleiro foi algo assim: "hoje vou tirar as peças, sem muita teoria e vamos pro xadrez!". E a partida foi exatamente assim, uma demonstração de excelente técnica, aproveitando muito bem uma posição com vantagem.


Como jogar de Brancas na posição?

Posição após 18...Td8

Nepomniachtchi-Alekseenko (Torneio de Candidatos 2020/21)


19.Bxf6! Bxf6 20.Be4 e as Pretas não conseguem jogar g6. A partida seguiu com 20...Da5 21.Cc3! Rf8 22.Cd5 e a posição preta é desesperadora! O líder converteu a vantagem e demonstrou que é um dos fortes candidatos a desafiante do campeão mundial.


Agora Nepomniachtchi abriu um ponto de vantagem, confira a classificação.


Hoje, dia 22/ABR/2021 é dia de descanso e na sequência acontecerão mais 2 rodadas:


Rodada 11 (23/ABR/2021)


Nepomniachtchi - Caruana

Alekseenko - Wang Hao

Grischuk - Lagrave

Giri - Ding Liren


Rodada 12 (24/ABR/2021)


Caruana - Giri

Ding Liren - Grischuk

Lagrave - Alekseenko

Wang Hao - Nepomniachtchi


DOWNLOAD - partidas da 10ª Rodada

0 comentário