Pichot vence o IX Floripa Chess Open - competição bate recorde de inscritos e premiação
O maior torneio aberto do Brasil, o Floripa Chess Open, chegou a sua 9ª edição com um número recorde de 563 inscritos de 15 países. A edição contou com R$40.000 em prêmios e ingressou no circuito internacional de torneios que dá pontuação a jogadores para o Torneio de Candidatos.
O evento contou com inúmeras atividades e nesta edição 2023 teve o Blitz Satélite, Super Blitz, Team (rápido), Torneio Escolar, Chess Congress, curso de arbitragem, simultânea a 4 mãos (GM Fier e GM Krikor), além é claro, do torneio principal, o IX Floripa Chess Open.
O pódio do absoluto foi formado pelo GM Alan Pichot (ARG), MI Diego di Berardino (BRA) e GM Sandro Mareco (ARG), todos com 8,5/10 e com a classificação final decidida pelos critérios de desempate.

IO Marcelo Pomar (organizador), MI Diego di Berardino (BRA, vice-campeão), GM Alan Pichot (ARG, campeão), GM Sandro Mareco (ARG,3º colocado) e IO Kaiser Mafra (organizador) | Foto oficial da organização do FCO 2023
Com o resultado, o argentino GM Alan Pichot entra na seleta galeria de campeões da competição que conta com GM Andres Rodriguez (2 vitórias), GM Alexandr Fier (2 vitórias), GM Julio Granda (1 vitória), GM Axel Bachmann (1 vitória), MI Guillermo Vazquez (1 vitória) e GM Krikor Mekhitarian (1 vitória).
No feminino, a WGM Deysi Cori (PER) foi a grande campeã com 8,0/10 (8ª colocada no geral), seguida da MF Juliana Terao (BRA) 7,5/10 e MI Carolina Lujan (ARG) 7,0/10.

IO Marcelo Pomar (organizador), MF Juliana Terao (BRA, vice-campeã feminino), WGM Deysi Cori (PER, campeã feminino), MI Carolina Lujan (ARG,3º colocada feminino) e IO Kaiser Mafra (organizador) | Foto oficial da organização do FCO 2023
Confira como ficou o top 30:

Classificação completa - CLIQUE AQUI.
Durante a competição, dois jogadores chamaram atenção do grande público, pela possibilidade de obtenção de normas: MF Edgar Rodrigues e MI Diego di Berardino.
O MF Edgar Rodrigues fez um excelente torneio obtendo empates com GM Sandro Mareco, GM Krikor Mekhitarian, GM Neuris Delgado e vitória sobre o GM Andrés Rodriguez. Após a 8ª rodada Edgar precisava de pelo menos 1 ponto nas duas últimas rodadas para confirmar uma norma de MI, mas infelizmente o mestre do Clube Concordiense de Xadrez acabou fazendo apenas 0,5 ponto e a norma não foi concretizada. Por conta da boa atuação finalizou com +30 pontos de rating FIDE!
A torcida também estava bem atenta ao torneio do MI Diego di Berardino, que no ano anterior teve a possibilidade de conseguir sua norma definitiva de GM, porém por meio ponto acabou deixando escapar. Agora em 2023, di Berardino chegou com boas chances após empates com o GM Sandro Mareco, GM Alan Pichot e vitória na 9ª rodada sobre o GM Alexandr Fier. Porém, mesmo com o empate na última rodada o rating médio de seus adversários não foi o suficiente para alcançar a performance. De toda forma, este foi um torneio excelente em que o mestre saiu como vice-campeão!
Confira a seguir uma seleção de partidas que nossa equipe fez para você que não pôde acompanhar em tempo real a competição.
Para mais informações sobre a competição, classificação de todas as categorias e fotos acesse floripachessopen.com.br.