Sul-americanos caem na 3ª fase da Copa do Mundo. Caruana, Mamedyarov, Giri também são eliminados

O argentino GM Alan Pichot e o peruano GM Jorge Cori eram os últimos sul-americanos que avançaram até a 3ª fase da Copa do Mundo de Xadrez. Nossa torcida estava toda voltada a eles, porém os matches eram bem complicados.


GM Alan Pichot (2630, ARG) 0,5-1,5 GM A. Grischuk (2778, RUS)


O argentino enfrentou o atual #7 do mundo GM Alexander Grischuk, que na fase anterior havia eliminado o seu compatriota GM Federeico Perez Ponsa.


Pichot jogou a primeira de pretas e escolheu uma variante bem arriscada da Defesa Ragozin, porém o russo não negou fogo, tanto que deixou o seu Rei no centro do tabuleiro e em certo momento ele estava com o Rei "seguro" em f3!


Grischuk-Pichot World Cup 2021


A partida foi extremamente complexa e depois das trocas de peças Grischuk ficou com dois Peões a mais e venceu sem dificuldade.


A segunda partida foi uma Italiana Giuoco Pianissimo. Grischuk jogou de forma criativa, mas sem muitos riscos e Pichot não conseguiu colocar pressão no russo. A partida terminou em empate. Com este resultado Grischuk avança para a próxima fase.


GM Jorge Cori (2652, PER) 0,5-1,5 GM Javokhir Sindarov (2558, UZB)


Jorge Cori tinha uma missão dura: derrubar Sindarov! Mesmo Cori tendo quase 100 pontos a mais de rating do que o jovem do Uzbequistão, o histórico dele no torneio está simplesmente arrasador, veja:


- Na primeira faze eliminou o americano e chess streamer GM Andrew Tang, que tem performances incríveis no ultrabullet (o rating dele no Lichess é 3067!)


- Na segunda fase eliminou uma das sensações do torneio, o GM Alireza Firouzja (2759, FRA), atual #12 do mundo.


Bem, falando agora do confronto, Cori iniciou de brancas com sua tradicional Inglesa, mas não conseguiu nada de especial. A partida rapidamente ficou bem fechada e mesmo com tantas peças no tabuleiro a partida terminou empatada.


Na segunda partida o peruano foi de Caro Kann, não conseguiu uma boa posição e acabou entrando uma complicação em que acabou entregando a Dama por Torre e peça.


Sindarov - Cori

World Cup 2021


Sindarov jogou sem riscos, simplificou e levou para um final onde rapidamente o Cavalo de Cori foi perdido e sobrou a luta de Dama x Torre. Aparentemente o peruano havia enfim conseguido uma fortaleza, porém a técnica de Sindarov foi impecável e no momento certo sacrificou a Dama pela Torre para jogar um final de Peões ganho.

Sindarov - Cori

World Cup 2021


Com este resultado, todos os sul-americanos estão fora da competição.


RESUMO: TOP GMS 2700+ ELIMINADOS!


O GM Evgeny Tomashevsky (2706, RUS) foi eliminado pelo jovem GM Pouya Idani (2614, IRA) no desempate de rápidas, com placar final de 2,5-1,5.


O GM Amin Bassem (2703, EGT) foi eliminado pelo GM Etienne Bacrot (2678, FRA) no desempate de rápidas, com placar final de 2,5-1,5.


O GM Yu Yangyi (2705, CHI) foi eliminado pelo GM M. Tabatabaei (2613, IRA), por 1,5-0,5 nas partidas clássicas.


O GM Mamedyarov (2782, AZE) foi eliminado pelo GM Haik Martirosyan (2632, ARM) nas partidas rápidas, com placar final de 2,5-1,5.


O GM Anish Giri (2776, HOL) foi eliminado pelo jovem de 17 anos GM Nodirbek Abdusattorov (2634, UZB), com dois empates nas clássicas e duas derrotas nas rápidas, com placar final de 3-1.


E a grande surpresa foi a derrota do atual #2 do mundo GM Fabiano Caruana (2806, EUA) para o GM Rinat Jumabayev (2637, CAZ). A derrota ocorreu nas partidas clássicas pelo placar de 1,5-0,5 e agora Caruana está com o rating abaixo da linha dos 2800 no live rating, caindo também a posição no ranking mundial para #3 do mundo.

Confira as partidas dos sul-americanos e outras selecionadas.

Agora restam apenas 32 jogadores dos 206 que iniciaram a competição. Dos top player sobraram apenas Carlsen, Grischuk, Lagrave, Karjakin, Dubov, Duda, Esipenko e Svidler. E agora, para quem vai sua torcida?


Nesta quarta feira dia 21/JUL é dia livre e as partidas retornam amanhã!


#FideWorldCup #CopadoMundoXadrez #AlanPichot #GMAlanPichot #Cori #JorgeCori #GMJorgeCori #Sindarov #Grischuk #Carlsen #MagnusCarlsen #OEstrategista

0 comentário

Posts recentes

Ver