Supi vence o mais novo GM de toda a história do xadrez no Tata Steel e finaliza em alta!
O GM Luis Paulo Supi é sem sombra de dúvidas o ícone da nova geração do xadrez brasileiro e fez uma excelente exibição no tradicional Tata Steel Challengers 2023.
A última vez que um brasileiro participou a competição foi no ano de 2013, quando o GM Krikor Mekhitarian participou do Grupo C e finalizou na 4ª colocação. Agora em 2023, a competição contava com o torneio principal, o Tata Steel Masters, torneio de acesso, o Tata Steel Challengers e vários torneios paralelos no Tata Steel Amateurs.
O torneio principal contou com nomes como Carlsen, So, Aronian, Caruana, Ding e teve como campeão o holandês Anish Giri, que ultrapassou o líder Nodirbek Abdusattorov na última rodada! Confira a classificação final do Tata Steel Masters.

A participação de Supi ocorreu no grupo de acesso Tata Steel Challengers, onde o brasileiro demonstrou a grande força que tem para superar situações difíceis sobre o tabuleiro, que apesar de ter tido 2 derrotas nas rodadas 7 e 8, a "locomotiva" engatou 3 vitórias e 1 empate na reta final, fechando a competição com 7,0/13 empatado com o 5º colocado.

Esta foi a primeira vez que Supi jogou um torneio fechado da elite mundial e o resultado é bem animador para que o mestre brasileiro siga sua evolução e possa alcançar os próximos degraus em sua carreira.

Na 13ª rodada o brasileiro enfrentou Mishra Abhimanyu, o jovem talento que quebrou o record de mais novo GM de todos os tempos em 2021, com apenas 12 anos, 4 meses e 25 dias! Atualmente Abhimanyu joga pelos EUA, onde vem se desenvolvendo desde que chegou ao nível de Grande Mestre.
Veja a excelente vitória de Supi em uma partida bem técnica contra o jovem GM.
Desejamos muito sucesso ao mestre e que venham boas conquistas neste ano de 2023, que está somente começando!