Torneio de Candidatos retorna oficialmente. Caruana vence, mas Ian Nepomniachtchi lidera!

Depois de algumas tentativas para o retorno, finalmente o Torneio de Candidatos tem o seu reinício em Ecaterimburgo (Rússia). A interrupção ocorreu em 27 de março de 2020 por conta da restrição do espaço aéreo russo em virtude à pandemia de COVID-19.


Apesar do mundo do xadrez ter praticamente parado neste último ano, as atividades tem retornado em alguns países e inclusive já ocorreram alguns torneios de elite. Para o Torneio de Candidatos, os jogadores estão dispensados do uso de máscaras, porém deverão ter teste PCR negativo. Todo o restante segue de acordo com as normas sanitárias que todos já sabem, com ressalva dos espectadores, que deverão usar máscaras e estarem devidamente vacinados ou com teste PCR negativo.



Falando agora da competição, quando houve a interrupção Maxime Vachier-Lagrave e Ian Nepomniachtchi lideravam com 4,5 pontos seguidos de Caruana, Giri, Wang Hao e Grischuk com 3,5.

Assim como estávamos fazendo antes da suspensão da competição, iremos seguir com o resumo das rodadas!

Rodada 8


Wang Hao x Ding Liren: Um Abertura Escocesa extremamente teórica e conhecida. Wang Hao tentou uma novidade que aparentemente colocava as Pretas em uma situação difícil, mas Ding refutou de maneira categórica e a partida, mesmo sendo extremamente aguda, finalizou por xeque perpétuo no lance 28.


Nepomniachtchi x Giri: Giri escolheu enfrentar um dos líderes com uma Siciliana (Variante Lasker-Pelikan, Chelyabinsk). A partida foi curta e também encerrou por repetição no lance 28.


Alekseenko x Grischuk: Esta foi uma longa batalha! Grischuk escolheu uma Francesa (variante Steinitz) e Alekseenko buscou a iniciativa desde os primeiros lances e conseguiu uma excelente posição, que culminou no sacrifício de qualidade (36. Txg7+) e depois de mais de 70 lances conseguiu a vitória com uma excelente técnica de finais e uma impressionante garra para buscar a vitória.


O ex-campeão mundial Anatoly Karpov fez o primeiro lance da melhor partida da rodada!


Caruana x Lagrave: Com certeza o destaque da rodada. Caruana pressionou um dos líderes de Brancas e aparentemente até passou do ponto jogando com tanta criatividade e iniciativa, que lembrou o auge de jogadores como Mikhail Tal e Shirov. Lagrave, fiel à sua Siciliana Najdorf, entrou nas complicações da linha do "Peão Envenenado" e Caruana simplesmente sacrificou 3 Peões na abertura (em uma linha bem teórica) buscando um rápido desenvolvimento e na sequência sacrificou um Bispo.

Posição após 18.Bc4!? Caruana-Lagrave (Torneio de Candidatos 2020/21)

A partida foi extremamente confusa e caótica, desembocando em um final de Torre e Peão contra Cavalo e Peão (na mesma ala). A posição parecia empatada e inclusive muitos comentaristas davam como empate o provável resultado, mas Caruana depois de colocar todas as suas fichas na partida, não aceitaria este destino assim tão facilmente. Depois de muita manobra, enfim o americano consegue a vitória no lance 74!


Desta forma o americano encostou no líder, porém Nepomniachtchi segue isolado na primeira colocação.

DOWNLOAD - partidas da 8ª Rodada

0 comentário