Torneio de Candidatos retornará em novembro na Rússia ou Geórgia
Atualizado: 18 de nov. de 2020
ATUALIZAÇÃO: No dia 23/OUT/2020 a FIDE publicou um comunicado adiando o Torneio de Candidatos para 2021 devido a problemas logísticos e também divergências entre os jogadores na condução da segunda parte da competição.
A FIDE anunciou a retomada do Torneio de Candidatos, interrompido após a 7ª rodada no dia 27 de março de 2020 por conta da restrição do espaço aéreo russo em virtude à pandemia de COVID-19.
Desde então o mundo do "xadrez presencial" permaneceu congelado em todo o mundo e inúmeras dúvidas surgiram a respeito do futuro do nosso esporte.
Durante o período mais sério e restritivo da pandemia o xadrez ganhou força em competições online oficiais, com altas premiações, o que fêz com que os jogadores e praticantes ao redor do mundo pudessem se manter ativos.
Com a flexibilização das medidas restritivas o xadrez presencial começou a retornar aos poucos e o triunfal Torneio de Candidatos já tem data confirmada: a 8ª rodada ocorrerá dia 1º de novembro!
A primeira parte da competição foi realizada em Ecaterimburgo (Russia), que segue sendo a cidade sede da competição, porém por conta da situação epidemiológica a FIDE designou Tbilisi (Geórgia) como cidade reserva e que já está aprovada para a realização da competição caso necessário. A FIDE já estuda a possibilidade de uma terceira cidade se a Rússia e a Geórgia tiverem restrições adicionais.
A federação internacional declarou que o retorno do ciclo do campeonato mundial tem sido sua principal tarefa: "Como uma das tradições esportivas mais antigas do mundo, é nosso dever protegê-la e garantir sua continuidade."

Para relembrar, após 7 rodadas o francês Maxime Vachier-Lagrave e o russo Ian Nepomniachtchi dividiam a liderança com 4,5 pontos, seguidos de Caruana, Giri, Wang Hao e Grischuk com 3,5 pontos.
Confira a classificação.

Fiquem ligados aqui no site O Estrategista para a cobertura completa da reta final do torneio!!